11 de outubro de 2014

Como Ajudar os Pequenos a Ler



Olá leitores!!

O dia das crianças está chegando e queria escrever uma postagem sobre elas, além das dicas de livros infantis que estou mostrando para vocês. Hoje vamos saber como ajudá-las a se interessar pela leitura, nessa fase tão importante pela qual estão passando.


O estímulo da leitura não pode vir apenas da escola, mas também dos pais, e da família. A educação é um dever de todos. Quanto mais cedo a criança for estimulada a leitura melhor. Esse interesse deve começar antes da alfabetização, quando elas ficam fascinadas com as leituras que os pais fazem para elas. Essa é uma curiosidade que vai crescendo e acaba por se tornar um hábito dos pequenos.

Com esse estímulo e depois, um hábito, eles se tornam mais independentes, melhores estudantes e mais confiantes. Assim acaba facilitando quando forem mais velhos, durante a faculdade, onde leram muito e também para sua vida profissional.



Por que estimulá-las? Porque o tempo passa bem rápido. E a medida que a criança cresce, ela fica mais ligada em outras atividades e a leitura é a atividade que menos chama atenção. A tecnologia está quase detonando a leitura, mas não podemos deixar que isso aconteça!!

Quando a criança aprende o prazer que a leitura proporciona, acabará se tornando um leitor ávido. Ela ira para vários mundos, viver vários personagens, viajar por várias estórias divertidas, que assustam, de fadas e princesas, aventuras cheias de ação. E é infinito. Existem milhões de estórias maravilhosas para serem descobertas!


Outra coisa muito importante e que não devemos fazer nunca é fazê-los ler como um castigo. Nunca façam isso! Assim a leitura se torna algo ruim, negativo e aí mesmo que não vão querer ler mesmo! Leitura é algo prazeroso, e não uma obrigação.



Agora vou colocar uma lista de dicas para ajudá-los a estimular a leitura nos seus pequenos. Filhos, primos, sobrinhos, amiguinhos e quantos pequenos puder!!



1. Escolha livros apropriados para o nível de compreensão dela; isso significa que de 3 a 4 livros pequenos e bem simples podem ser um bom começo.
Conforme ela evoluir para o primário, leia livros que estejam um pouco acima do nível de compreensão dela, mas que tenha uma história interessante e cativante.

2. Procure livros que estimulem outros sentidos além da leitura para ajudar a criança a interagir conforme você conta a história para ela. Por exemplo, encontre livros que contenham páginas que estimulem o tato, produzam sons diferentes ou contenham aromas.

3. Leia em Voz Alta para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas não se preocupe com isso. A ideia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.


4. Para começar use Livros Ilustrados e sem textos ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar para criança coisas que mais tarde irão ajudá-la no desenvolvimento da leitura. 



5. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme for contando a história. Aponte para as coisas no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia."Veja este desenho do avião. Você lembra do avião que vimos outro dia?"

6. Ajude seu filho a desenvolver uma linha de pensamento ao fazer perguntas que exijam uma frase completa. Talvez seja preciso esperar até que ele tenha 4 ou 5 anos de idade para conseguir fazer isso.

7. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria compreensão dos textos ou então de ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.


8. Visite com frequência uma Biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha seu próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.

9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho. Passe pelo menos 10 minutos por dia lendo quando a criança estiver por perto para que ela veja que a leitura faz parte do seu dia-a-dia. Mesmo que você não seja um leitor ávido, sempre há alternativas - uma revista, jornal ou um livro de receitas. Todos contam. Seu filho logo logo ficará interessado em ler, simplesmente porque viu você fazendo isso. Envolva o seu filho na sua rotina de leitura. Caso o conteúdo do que você estiver lendo for apropriado para crianças também, comente sobre isso. Ao mesmo tempo, aponte as palavras na página para ajudar a criança a associar as linhas lidas com os sons que formam as palavras.



10. Deixe os livros acessíveis. Não adianta ter uma biblioteca se os livros não podem ser facilmente alcançados pela criança. Mantenha-os em lugares baixos e a onde ela costuma brincar para que ela comece a associar a leitura a algo lúdico.

11. Comece a associar as palavras com os seus respectivos sons. Antes mesmo de ensinar o alfabeto e o som de cada letra, ajude a criança a entender que as linhas da página estão diretamente relacionadas às palavras que você está dizendo. Vá apontando para as palavras conforme você for lendo. Assim ela irá aprender o padrão de tamanho e som das palavras nas linhas da página conforme você for lendo.

(Fonte: WikiHow e Educar Para Crescer)




Eu tenho uma coluna no blog totalmente dedicada às crianças, chamada Infanto- Juvenil. Fique à vontade para conhecê-la. 

Caso se interesse mais pelo assunto, vou deixar o link de alguns livros infantis que resenhei, para que conheça um pouquinho da estória e ver se combina com o seu pequeno!








Pretendo continuar postando resenhas de livros infantis por aqui, então continue acompanhando o blog para mais novidades! Tenho ainda muitos livros de infância que vou guardar para sempre e que são muito preciosos para mim. Resenharei todos!! Ainda verão muitos livros infantis por aqui!!

Siga a fanpage no Facebook e o twiiter do blog para ficar por dentro de todas as postagens que saem!!


Espero que tenham gostado dessa postagem e que divulguem para ajudar as crianças a lerem! Deixem seus comentários aqui para saber a opinião de vocês!!

Beijinhos



4 comentários:

  1. Que lindinhoooo! Cara, que sintonia! Estava pensando em trabalhar essa temática hoje: dia das crianças!

    http://escritordeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Depois vou conferir seu trabalho!! Vai ser no blog??

      Beijinhos

      Excluir
  2. Adorei o post, e também achei muito legal você fazer resenhas dos livros da sua infância!
    Também postarei alguns dos livros que mais marcaram minha infância, da época que eu ia à biblioteca. Era tão bom...

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!!

      Eu amo meus livros de infância até hoje! De verdade! Às veses pego para ler e relembrar! Muito bom! Depois passo lá no seu blog para conferir is seus livrinhos!! O tempo de biblioteca era ótimo!! Amava muito!

      Beijinhos

      Excluir