27 de dezembro de 2013

Filme: A Metamorfose




No dia anterior eu postei a resenha do livro A Metamorfose de Franz Kafka. Hoje farei a resenha do filme, como havia prometido. Eu encontrei esse filme no Youtube. Ele é legendado. Caso queira ver, clique aqui!!! E, para ler a resenha, clique neste link! A filmagem não é excelente, mas dá para ver e entender a legenda.

"A metamorfose é a mais longa e sem dúvida a mais célebre novela de Franz Kafka. Apesar do tamanho ele a escreveu no espaço de vinte dias, entre 17 de novembro e 7 de dezembro de 1912, quando tinha 29 anos de idade." - A mais célebre novela de Kafka por Modesto Carone. Esse trecho foi tirado do livro da versão que tenho, na página 89.



O QUE ACHEI DO FILME

Primeiro devo dizer que ele foi muito fiel ao livro. Como a novela tem poucas páginas, eles puderam pegar todos os detalhes que o livro oferecia.  

Algumas partes são narradas enquanto as outras falas são dos membros da família entre outros personagens que compõe a novela.

Esse filme mostra a visão de Samsa como um inseto. A visão como se fosse em zoom, uma visão mais baixa, que dá impressão de ser mesmo um inseto, mostra que ele enxerga embaçado algumas vezes e até quando ele se machuca, a câmera manca como se tivesse mesmo machucado as perninhas!

Assim que o filho do casal se transforma, o pai muda também. Passa a sentir repugnância pelo próprio filho e o trata como um inseto qualquer. O espanta com jornal, bate o pé para que ele volte para o quarto, vocifera e deixa bem claro seu nojo pelo Gregor e também não liga quando o machuca seriamente. Um horror, me vem lágrimas nos olhos só de lembrar. 

Também percebe-se claramente a mudança de sentimento da família! O filho era um caixeiro viajante, provia a família e enquanto era assim, o tratavam muito bem. Mas quando mudou de forma, passaram a tê-lo como um fardo. A irmã que antes era a única que cuidava dele, agora não o suportava mais. 

Essa parte no livro é mais forte que no filme. A irmã chegava a chorava só de pensar em ter que alimentá-lo ou limpar seu quarto e colocava na cabeça dos pais a ideia de livrar-se dele pelo trabalho e estresse que dava cuidar do irmão. O que não era verdade. Embora fosse um inseto, mantinha sua consciência e seus pensamentos intactos e continuava pensando que estava dando trabalho à família e se mantinha o mais escondido possível para que sua aparência não os perturbasse. Desde o início ele só queria o bem de todos.


O QUE NÃO GOSTEI NO FILME

Tiveram alguns detalhes no filme que não tem muito a ver com a leitura. 

Primeiro tem a cena em que quando o superior da firma de Gregor vai até sua casa para saber o motivo dele não ter ido trabalhar, a mãe de Samsa começa a alisar o homem que chega a sua casa. Isso com o marido do lado. Eu fiquei assim: OI?!?!?! Da onde tiraram isso? Entre outras partes que se vocês virem, também vão ficar com essa expressão!!

O filme pode parecer um pouco chato e enjoado porque não tem ação nenhuma e é bem paradão. Mas vale a pena ver. Talvez tenha sido porque tinha lido a pouco tempo e como é bem fiel e já conhecia o enredo, era como se estivesse lendo tudo de novo e queria avançar a estória!


Gostei muito e recomendo a todos!!! Não deixem de comentar se param uns instantes para ver o filme e me dizer o que acharam ok??


Beijinhos





4 comentários:

  1. Oi, Mirelle!
    Ainda não tive a oportunidade de ler algo de Franz Kafka. Na verdade, ainda não despertei o interesse de ler algo dele. O filme também não parece fazer muito meu estilo, mas quem sabe não dê uma chance a ele.

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro estava comigo a muito tempo, e agora que me deu vontade de ler. É bom que você leia com vontade para poder entender a mensagem do autor! É muito interessante. Eu, para falar a verdade, nem sabia que tinha filme, achei sem querer e resolvi dar essa chance! Não é um dos meus favoritos, mas foi legal pela leitura e por ser tão fiel.

      Beijinhos
      Mirelle Marques

      Excluir
  2. Minha mãe diz que ainda sou muito nova para ver/ler obras de Franz Kafka, então não sei mt coisa sobre ele, mas daqui a alguns anos vou dar uma olhada em seus livros.

    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  3. Olha sim! Eu só conheço essa novela e gostei bastante. Eu demorei muito tempo para ler mas foi no tempo certo. Ele manda muitas mensagens sobre comportamento e sociedade. Por isso é uma leitura diferente! Mais para frente eu também te aconselho a ler! =)

    Beijinhos
    Mirelle Marques

    ResponderExcluir