25 de dezembro de 2013

[Resenha #7] - A Metamorfose





Título: A Metamorfose
Título Original: Die Verwandlung
Autor: Franz Kafka
Ano: 2005
Editora: Companhia Das Letras
Páginas: 94
ISBN: 85-7164-685-6

Classificação: 4/5









O Fardo Da Família

Gregor Samsa era um rapaz muito esforçado que trabalhava como cacheiro viajante para poder sustentar sua família, que era apenas a mãe, o pai e sua irmã mais nova de dezessete anos, Grete. Ele se esforçava demais, mas não se importava com isso, desde de que sua família estivesse feliz e bem cuidada. A cada dia que passava estava ficando cada vez mais cansado de sua vida de viagem todos os dias, mas cumpria com seu dever sem reclamar.

Em um dia rotineiro, estava acordando de manhã para trabalhar, porém notou algo bem diferente em seu corpo. Estava com muitas dificuldades em levantar até que resolveu procurar o problema e achou. Suas pernas tinham se tornado perninhas de inseto. Seu abdome agora era de um bicho, assim como todas as partes de seu corpo. Seu tamanho permanecia o mesmo. Era um inseto gigante em cima de sua antiga cama e estava ficando cada vez mais atrasado para pegar o trem e comparecer em sua firma.



"O que aconteceu comigo?"


Gregor tentava a todo custo se virar, mas tudo ali era novo. Sua anatomia estava muito diferente e precisava aprender como lidar com sua coordenação. Percebeu que um pouco mais de esforço e movimentos errados, acabava se machucando e sentindo muita dor. Logo sua família começou a se preocupar com a demora de Samsa para levantar e resolveu querer saber o que estava acontecendo. O Coitado apenas respondia mentiras, dizendo que estava quase pronto, mas sua realidade era outra.

Logo seu gerente apareceu em sua casa e exigia saber o porque da demora para cumprir suas obrigações como empregado. Enquanto isso, ele ainda lutava com seu frágil corpinho para levantar da cama. Mesmo em sua situação, pensava em ir trabalhar para não deixar a família na mão. Seus pais já tinham uma certa idade e Gregor estava muito preocupado com a saúde deles para que trabalhassem. Ele estava dando seu máximo, mas ainda era muito difícil para ele, até que conseguem abrir a porta e se chocam com o que viram.


O QUE EU ACHEI

Só de escrever essa resenha e lembrar dos fatos do livro, me dá vontade de chorar. Durante todo o livro eu fiquei muito triste por Gragor Samsa! Antes de se tornar um inseto era respeitado pela sua família, depois veio o desprezo e maus tratos por parte da mesma. 

O livro é bem curtinho, menos de cem páginas. Você consegue ler em uma tarde. E as letras são grandes, o que faz com que não se canse facilmente com a leitura. Durante o livro você vai conhecendo mais cada personagem e consegue formar uma opinião do que considera certo ou errado nas atitudes de cada um.

A capa da versão que eu tenho, que é essa aí em cima, é linda com verniz localizado. Gostei muito da leitura e recomendo a todos. Nos faz refletir bastante sobre os valores da sociedade e da família. A solidão e infelicidade em relação ao seu lado profissional. 



Procurando na internet achei o filme no Youtube, caso queira assistir, é só clicar aqui!!! Logo a resenha desse filme estará no MMTP!!

Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar e me digam se já leram esse clássico!!


Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário