11 de julho de 2014

[Resenha #24] - O Pequeno Príncipe


Olá pessoal!!

Hoje trarei uma resenha super especial, de um livro que me acompanhou na infância e veio até aqui comigo! O clássico "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry!! 


ESSA RESENHA CONTÉM SPOILER!!

Um aviador acaba fazendo um pouso de emergência no deserto do Saara, devido a uma pane, e precisa consertar seu avião. No dia seguinte ele é acordado por um menino loirinho que o pede para desenhar um carneiro. Assustado, ele tentou entender a situação, mas o menino continuava a pedir que desenhasse um carneiro.



O piloto só tinha reserva de água para oito dias e durante esses oito dias, o princepezinho o fez companhia. Enquanto isso eles conversavam bastante e o piloto ficou conhecendo suas estórias e um pouquinho de como ele era. O menino gostava muito de perguntar, mas quando lhe era feita uma pergunta, se mantinha em silêncio.



O pequeno príncipe morava em um pequeno planeta, com três vulcões e uma rosa vaidosa e muito orgulhosa. Se sentia solitário e queria muito fazer amigos. Um dia segurou-se em pássaros selvagens e saiu pelos mundos em busca de novos amigos. Conheceu muitos adultos e os achou todos esquisitos e não conseguia entendê-los de jeito nenhum.


Uns achavam que eram donos de tudo, outros eram muito vaidosos e alguns se importavam apenas com números e seus trabalhos. Encontrou até bêbados que bebiam para esquecer que bebiam. Difícil mesmo de entender. Ao longo de sua jornada acabou conhecendo uma raposa, aprendeu e conseguiu cativá-la. Ficaram amigos e ambos jamais esqueceriam um do outro.



O príncipe era uma criança linda, inocente, inteligente e com muitas perguntas. Tinha sede de conhecimento. Sua visão de mundo era muito diferente de um adulto e deveria ser levado mais à sério. Os adultos crescem e se esquecem das coisas mais simples e tornam tudo mais difícil e sem graça.



Em seu planeta, tudo era importante e único, pois era seu. Tinha grande prazer em cuidar de tudo por lá, mesmo sendo pequeno. Tinha bastante orgulho de todas as suas conquistas e era preocupado com tudo que pudesse agredir suas coisas. Ele queria um carneiro para comer os baobás. Árvores que se crescessem muito, tiraria todo o espaço de seu planeta, o asteroide B 612.



Ele tinha uma rosa também, e estava preocupado com o carneiro, pois ele podia comer sua flor, que só tinha quatro espinhos para se defender. Por isso, pediu para o piloto desenhar uma mordaça para colocar no animalzinho e assim ele o fez. O piloto era cativado por ele a cada dia que passava. Ouvia suas estórias atentamente e as guardava com muito carinho no coração.
Por fim o piloto conseguiu consertar sua aeronave e o pequeno príncipe precisava voltar para sua casa. Mas antes de fazê-lo o pequenino resolveu dar um presente ao seu novo amigo.



Combinaram que o piloto sempre olharia as estrelas e se lembraria dele e de seu riso. Depois disso ele partiu e o piloto retornou à sua casa, com muitas saudades no coração.
Ao olhar as estrelas ele se lembrava do seu amiguinho e pensava se o carneiro estava ajudando a controlar o crescimento dos baobás. Ficava feliz pelo seu desenho ter sido útil, mas em outras noites se preocupava com uma coisa. Ele lembrara que tinha esquecido de desenhar uma correia para prender o carneiro. Terá ele comido ou não a flor?



Hora ele gostava de pensar que o pequeno príncipe era cuidadoso o suficiente para evitar o acontecido, protegendo sua flor com uma redoma de vidro, mas outra hora, ele pensava que todos acabamos nos esquecendo de algo e nesse dia, talvez, o carneiro tivesse comido a florzinha que ele tanto amava.


COMENTÁRIOS
E é assim que esse clássico que me encantou e à muitos termina. Com essa reflexão sobre a morte ou não da florzinha. Esse livro foi lido por mim na infância e a estória é linda e surte grande efeito em mim. Ele foi muito bem escrito e com várias saídas inteligentes do autor. Um livro infantil, mas que deveria ser lido por todos os adultos, para que eles possam enxergar e entender o mundo de forma diferente.

Os desenhos nele pintados são lindos e ilustram bem a estória. É um livro bem curtinho e você podê-lo em poucas horas. É uma leitura bem fluída. A minha edição é a de bolso, da editora Pocket Ouro. Eu não gosto muito de livros de bolso, mas como descobri que minha mãe tinha comprado para ela, não pude perder a oportunidade de reler. Estou me sentindo muito feliz por ter me recordado dessa estória e agora passarei a olhar as estrelas de forma diferente, sempre me perguntando se a florzinha sobreviveu ou não. Torço pelo final feliz!

Espero que tenham gostado dessa resenha! Gostei muito de escrevê-la. Espero que tenham a oportunidade de ler e se já leram, que possam reler. Pois ela agora, com certeza terá uma interpretação diferente desde a primeira vez que leu. Deixem seus comentários e vamos conversar sobre essa linda leitura. Eu não coloquei nenhuma quote, porque quero fazer uma postagem especial só com as quotes desse livro.

Beijinhos



14 comentários:

  1. Li esse livro na casa de uma amiga, enquanto ela se arrumava, em um exemplar mini que ela tinha muito lindo. Depois ela comprou um igual e me deu de presente. É um dos meus xodós. ^^

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro lindo mesmo né?
      Todos deveriam ler e absorver o máximo possível!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi Mirelle, tudo bem?
    Já tenho esse livro há muito tempo, mas acho que nunca li. Ontem peguei para dar uma olhadinha e gostei bastante do que li nas primeiras páginas, então pode ser que eu leia em breve :) Adorei a resenha!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!!

      Que bom que tem esse livro e que gostou do que leu! Acredito que gostará mais ainda no decorrer da estória! Quando ler, me diga o que achou ok??

      Beijinhos e boas leituras também!!

      Excluir
  3. Oi Mirelle, tudo bem?

    Acho esse livro lindo e muito poético. Tinha lido na infância, mas acho que você não consegue assimilar toda a beleza do livro quando é muito jovem. O livro é lindo e cheio de ensinamentos

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!

      É verdade! Quando somos crianças, os ensinamentos não ficam tão claros! Gostei muito de ter feito essa releitura!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Já ouvi muitas pessoas falando este livro, que era maravilhoso e tal e eu nem sabia do que se tratava. A história parece ser bem legal mesmo, e parece carregar uma grande mensagem.
    Não faz meu tipo de livro, mas eu ainda quero ler.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe!! É verdade! Esse livro é mensagem do início ao fim! Acho muito interessante a leitura e te recomendo, mas leia somente quando tiver vontade, porque se ler forçado, por todos lerem, a mensagem do livro não chegará até você! ^.^

      Beijinhos

      Excluir
  5. Também amo esse livro! Já li mais de uma vez, mas é sempre uma leitura encantadora e interessante! Bela resenha :)

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!! É mesmo! Eu pretendo ler de tempos em tempos! É tão rapidinho! rsrsrs Só para manter a estória aqui comigo! rsrsrs Queria muito o Pequeno Príncipe para mim! Ele é tão lindinho! rsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Mih! Tudo bom?
    Esse livro é incrível! Nunca canso de ler e reler, acho que todo mundo devia lê-lo ao menos uma vez na vida, é tão simples e ao mesmo tempo trás uma mensagem tão linda!
    Adorei a resenha!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!!

      Concordo com você!!
      A mensagem é linda e anda através do tempo!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá!
    Acredita que nunca li O Pequeno Príncipe?!
    Mas várias de suas frases são tão marcantes que não tem como não conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!! Eu acredito sim!! E é verdade o que falou! Essas quotes são muito conhecidas mesmo! Se fizer essa leitura, me avise se gostou!! = )

    Beijinhos

    ResponderExcluir