24 de julho de 2014

[Resenha #28] - O Presente de Tino





Olá leitores!!

Terminei mais um livro da maratona, mas não consegui postar no mesmo dia. Estou indo muito bem nas leituras, mas sempre surge um grande imprevisto, como sempre acontece comigo, e só posso ler tarde, mas como os livros são fininhos, dá para ler tranquilo.


FICHA TÉCNICA





Título: O Presente de Tino
Título Original: A Memory For Tino
Autor: Leo Buscaglia
Ilustrador: Carol Newson
Editora: Record
Páginas: 62
ISBN: 85-1-034108-7
Ano: 1988
Classificação: ♥♥♥♥


Tino é um menino que adorava ir para a casa de seu amigo Samuel, depois das aulas, e passar a tarde jogando. Eles se divertiam muito juntos. Outra coisa que gostavam também era fazer travessuras. De vez em quando atiçavam o cachorro do vizinho. E o que mais gostavam era de bisbilhotar o quintal de uma senhora, que vivia em uma colina.


Ela era uma idosa, que vivia de preto e morava em uma casa velha, caindo aos pedaços e nunca saia de lá. Ficava em sua varanda e os meninos nunca a conheceram pessoalmente, mas gostavam de pensar que ela era um fantasma ou até mesmo uma bruxa. Sempre que eles se aproximavam do quintal, a senhora ralhava com eles e Tino e Samuel saiam correndo de medo, cheios de adrenalina e mesmo que tivessem medo, se divertiam muito fazendo isso.

Certo dia, quando eles iam direto para o quintal dela, a velha os chamou pedindo para que fossem ajudá-la com um problema. Samuel foi embora correndo e Tino resolveu chegar perto, mesmo com medo, e ouvir que tinha a dizer. O problema era uma porta emperrada. Depois do problema resolvido, a senhora se apresentou, dizendo que se chamava Gladys Sunday. 

Tino ainda estava com medo dela, mas algo em sua voz o fazia bem. Depois desse ocorrido, o menino passou a visitar mais a senhora Sunday, e conversavam muito, sobre muitas coisas. E algo dentro de Tino mudou, principalmente para sua mais nova amiga.

O QUE EU ACHEI DA ESTÓRIA

Essa é uma estória muito bonita e que todos deveriam ler. Fala de muitos temas importante, que são suavizados no decorrer do livro. É um livro infantil, porém suas lições não tem idade. A primeira que aprendemos, ou relembramos, é que as aparências enganam e que nunca devemos julgar um livro pela capa.


Tino, mesmo sendo uma criança, tem um coração nobre. Nos mostra como é gentil, prestativo e solidário. Coisa que todos nós deveríamos ser. E até seus pais aprendem uma lição com ele.
A estória não termina por aí. Também acontece uma coisa a qual seus pais ficam muito chateados com ele, mas Tino logo se faz entender e aí a grande lição.

O QUE EU ACHEI DO LIVRO

O livro é muito curtinho. Tem apenas 62 páginas. Lembro que lia muito quando era pequena e sempre gostei da estória. Meu exemplar é muito antigo, mas ainda está em bom estado. As páginas estão meio amareladas, mas não atrapalha em nada.

Uma das coisas que gostava e ainda gosto no livro, são as ilustrações. Quando eu era mais nova ficava vários minutos apreciando as imagens. A estória é dividida em sete capítulos, mais o posfácio, que gostei muito. Eu recomendo à todos essa leitura que encanta e fica guardada em nossos corações.    

ONDE COMPRAR


Esse livro era da minha mãe e assim que peguei o jeito na leitura ela me apresentou a ele. Amei na mesma hora. Lembro que eu lia e relia e como fui crescendo, acabei deixando de lado. Outro dia, arrumando alguns livros que estão por lá, reencontrei O Presente de Tino e trouxe logo para casa. Estou muito feliz por ter relembrado a estória e agora ela voltará a caminhar sempre comigo. 

Gostaram da resenha? Conheciam o livro? E a maratona literária 3.0? Me digam como estão indo? Estou amando muito! E curtindo todas as minhas leituras!!

Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário