16 de novembro de 2013

[Resenha #2] - A Escolha


Título: A Escolha
Título Original: The Choice
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
ISBN: 978-85-63219-29-9




Classificação: nota 4/5








OS OPOSTOS SE ATRAEM

Gabby e Travis são vizinhos e muito diferentes um do outro. Travis é um solteiro que vive intensamente e tenta fazer de sua vida uma grande aventura. Tem amigos leais e que o acompanham sempre que podem, porque agora estão todos com família formada. Aquela frequência de encontros diminuiu, passando a ser atividades mais caseiras onde os filhos de seus amigos também pudessem participar.

Gabby não tem um espírito aventureiro como o de Travis e quase não tem tempo para si. Ela é mais reservada. Pratica seus exercícios, mas é só. Tem um namorado e sua relação com ele é muito boa. Kevin a ama muito e eles passam bons tempos juntos. Ela se mudou recentemente para essa nova cidade, uma nova casa, para que pudesse se casar com ele e viver da forma que ela sempre imaginou.

A relação entre ela e o vizinho era muito difícil. Quase não existia. Ela preferia distância total dele. Ás vezes não tinha escolha e pelo menos um “oi” ela tinha que falar. Travis não fazia ideia do por quê. Embora ele sempre a cumprimentasse, ela tentava ignorar o máximo possível até um dia que ela teve que ir falar com ele sobre um assunto muito sério que a envolvia e, ao mesmo tempo, sua cadelinha Molly.

Sem perceber eles tinham uma paixão em comum. Animais. Cachorros, melhor dizendo. Gabby possuía uma border colie chamada Molly e o vizinho possuía um boxer, chamado Moby, que adorava seus passeios pela rua e mais ainda brincar com cabeças de peixe. Até o comportamento de seus cães eram diferentes. Moby era bastante agitado enquanto Molly era cem por cento o contrário dele. Era quieta e educada.

Gabby notou que sua cadelinha estava diferente ultimamente. Percebeu que sua colie premiada, de linhagem pura, estava mais lenta quando começava a andar e estava aumentando seu peso. A primeira coisa que pensou foi que Molly estivesse esperando filhotinhos, coisa que não poderia acontecer, mas ela tinha certeza. Afinal era enfermeira e conhecia bem os sintomas, mesmo não tendo filhos.

Decidida a reclamar com Travis e dizer que ela não tinha condições e não ia cuidar sozinha dos filhotes quando nascessem, resolveu ir até a casa ao lado, bastante irritada pela falta de responsabilidade dele, por deixar seu cachorro solto pela rua, e mais irritada ainda porque ela não sabia como cuidaria de vários cachorrinhos ao mesmo tempo caso ele não quisesse fazer nada a respeito.

Ao chegar ela começa a descarregar toda a sua raiva enquanto ele tenta tratá-la da melhor forma possível. Até tenta ser gentil convidando-a para entrar, sentar e tomar uma cerveja. Ao ver que não ia adiantar muita coisa, aconselha Gabby a visitar um veterinário. Após a conversa, no dia seguinte, ela resolve levar a cadelinha a uma consulta e descobre que Travis trabalha lá e fica pasma com a descoberta.

Depois de ter examinado Molly e ter tido a certeza que estava grávida, Gabby continuou vociferando até que Travis a interrompe e fala que Moby jamais poderia ter engravidado Molly, porque ele é um cachorro castrado. Isso a fez ficar um pouco sem graça. Com isso ele a pediu que começassem do zero. Que esquecessem tudo o que eles passaram até ali e começassem a se conhecer direito. Ela baixa sua guarda e aceita o pedido.

Daí para frente eles começam a se conhecer melhor. Ele a levou a passeios, a apresentou aos amigos e cada vez mais iam se envolvendo e um sentimento mais forte acabou brotando neles. Só que Gabby não era solteira e devia saber que Kevin só não estava a seu lado por causa de seu trabalho. Tinha que descobrir o que ela sentia pela pessoa da casa ao lado a tempo de seu namorado voltar da viagem.

Mais para frente, totalmente resolvidos e muito felizes, algo muito sério acontece. E a única pessoa que pode resolver é Travis. O mais rápido possível.




O QUE ACHEI DA LEITURA

Esse foi o primeiro livro que li de Nicholas Spaks e gostei muito! Quando comecei a ler achei que ia ser um romance clichês, mas passa bem longe disso. O livro é dividido em duas partes. Eles se conhecendo e tendo suas experiências juntos na primeira e na segunda é onde dá aquela revira volta na história e aí fica emocionante e também angustiante pela escolha que Travis tem que fazer.

Esse livro passa muitas mensagens durante a leitura. Tinha dúvidas em ler alguns de seus livros, mesmo vendo o seu sucesso e tenho boas recomendações. Agora tenho interesse em ler mais livros dele e espero que essas mensagens que ele deixa para nós seja um padrão em sua escrita. Nessa história ele mostra que a vida é realmente feita de escolhas e acima de tudo, tem suas consequências.

Achei um livro bem tranquilo para ler, não é aquele texto que você enrola e enrola, que você quer por de lado e nunca mais pegar, como eu achei que fosse. Quando você menos espera o livro acaba e você pensa: “uau, que história”.


FRASES DO LIVRO

A frase que mais me encantou nesse livro foi a da capa.

“Até onde devemos ir em nome do amor?”


Você, o tempo todo, fica tentando encaixar a frase no livro, pelo menos eu fui tentando encaixar a todo instante! Até que chega um certo momento em que ela é mais adequada e vai se surpreender com a descoberta!


Então? Você concorda que os opostos de atraem??

Beijinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário