28 de novembro de 2013

[Resenha #4] - A Casa Das Orquídeas



Título: A Casa das Orquídeas
Título Original: Hothouse Flower
Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
ISBN: 978-85-63219-96-1


Classificação: 5/5











"Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço"




UM TRISTE PASSADO COM UM GRANDE FUTURO

Júlia e Alícia são irmãs. Alícia é a irmã mais velha e tem marido e filhos. Júlia não tinha mais marido e filho. Infelizmente eles sofreram um acidente de carro e não resistiram. Alguns anos se passaram, mas não no coração de Júlia. Nele ainda residia a dor de perder um marido que amava muito e ainda mais seu filho pequeno a quem tinha um amor incondicional.

Júlia era uma pianista muito famosa, mas que agora só queria distância de seu maior dom. Sua irmã sempre tentava amenizar o pesar da caçula, mas Julia não se permitia ser feliz. Evitava a família sempre que podia e também tinha desistido de se alimentar corretamente. O que tornava o trabalho de Alícia cada vez mais difícil, deixando a mais velha se sentindo incapaz de fazer sua irmã se sentir viva outra vez.

As duas tinham perdido a mãe muito cedo. Nem lembravam mais sua aparência. Desde então Alícia colocou na cabeça que era dever dela tomar conta da irmã e foi assim desde então. Mas Júlia não queria ser cuidada, queria distância de tudo e de todos. Era chamada para almoços familiares, mas sempre recusava e abandonou sua casa por não conseguir encarar a realidade.

Quando eram crianças elas tinham lembranças de que iam a uma mansão chamada Warthon Park. Um lugar maravilhoso que mais parecia um sonho. Iam para lá visitar os avós, Bill e Elsie, e brincavam bastante. Júlia amava ir para o canteiro das flores onde seu avô trabalhava. Gostava de ver as diferentes espécimes e aromas que seu avô cultivava. Bill era o jardineiro de confiança e cuidava das plantas com muita dedicação.

Com o passar dos anos Warthon Park foi passada de geração em geração. O dono atual, Kit Crawford, precisou colocá-la à venda por não poder arcar com as despesas, que eram muito grandes e colocou algumas coisas à venda para ver se consegui arrumar algum dinheiro. Sabendo disso as irmãs, com a presença de Júlia a contra gosto, foram lá para tentar ficar com alguma lembrança de sua infância.

Com todo esse clima de Warthon park, a avó das meninas resolveu contar um segredo muito antigo que ela guardou por muitos anos. A exigência era que Júlia não contasse à sua irmã. Ela não queria de jeito nenhum, que sua outra neta soubesse do que estava prestes a contar. Era um segredo que mexeria com a vida de todos. E tudo vinha do diário que Júlia comprou na feira da mansão.

Quando Elsie começa a contar o segredo, ela volta bastante no tempo. Na época da segunda guerra mundial. Quando era moça e trabalhava como dama de companhia na mansão de Warthon Park. Ela morava lá mesmo e cuidava de uma dama muito especial, Olívia, que se apaixonou perdidamente pelo príncipe Harry Crawford, mas infelizmente essa não foi uma linda história de amor.

Para cada irmã, um segredo diferente. Depois de tudo revelado, para ambas, tudo muda. Não só para elas duas, mas também para todos que estão envolvidos nessa grande teia do destino. Agora era hora de erguer a cabeça e continuar com suas vidas, principalmente depois de uma grande revira volta após vovó Elsie ter contado todos os segredos que envolviam aquela família. Era hora de esquecer o passado e reescrever o futuro.




O QUE ACHEI DESSE LIVRO



Foi o meu primeiro romance romântico e me apaixonei. Nunca me interessei por livros românticos, li pouquíssimos. Até que vi esse livro onde a capa me chamou muito a atenção e a frase da mesma também. Ao ler a sinopse percebi que havia um mistério muito grande e como sou apaixonada por mistérios, resolvi arriscar e levar esse livro para casa.

Durante toda a leitura me surpreendia cada vez mais. Quando você acha que está tudo bem, que não tem mais nada para acontecer, Lucinda te joga uma situação que você fica sem ar. Com sua escrita ela te permite viver cada momento com cada personagem e consegue te prender a eles como se fossem da sua própria família ou alguém que seja muito chegado a você.

Gostei muito de como Lucinda Riley escreve. Embora encontre muitas tramas, cada uma vai se entrelaçando e formando uma estória perfeita. É um livro bem longo, mas que nem dá para perceber de tão leve que é a leitura. Gostei muito mesmo e não vejo a hora de poder ler seus outros títulos.



VIRARIA FILME?

Não acredito que esse livro pudesse virar filme. Ele é tão cheio de detalhes e cada um deles faz um enorme sentido. Como acontece com as adaptações, muitos desses detalhes poderiam ser cortados e eu acho que se cortassem alguma dessas partes importantes, o filme perderia muito o seu valor. Como já aconteceu com muitos títulos que foram para o cinema.
Nem sempre o filme consegue passar todas as emoções da forma que um livro passa. Mesmo com a presença do autor ou autora na hora de montar as cenas. E este é um livro muito especial que precisa de todas as suas partes para mostrar toda a sua beleza!

2 comentários:

  1. Gostei da resenha, Mi.
    A capa desse livro também me chama a atenção e eu também adoro mistérios.
    Já vi o livro na livraria mas não comprei. Agora fiquei com mais vontade de ler. :D
    Beijoo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito lindo lindo! Me cativou nos primeiros capítulos! Se tornou um dos meus favoritos!! Super recomendo a leitura!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir