17 de novembro de 2013

Filme: Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças

Título: Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças
Título Original: Eternal Sunshine Of The Spotless Mind
Direção: Michel Gondry
Roteiro: Charlie Kaufman
Ano: 2004
Duração: 108 minutos
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Victor Rasuk, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson, Elijah Wood


Classificação: 4/5









"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."

(Poema de Alexander Pope, citado no filme "Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças")


Jim Carrey faz o papel de Joel e Kate Winslet aparece nesse filme como Clementine. Ambos formam um casal que se amam muito, mas que também tem suas diferenças, como todo casal. É uma comédia romântica onde Jim Carrey se porta mais seriamente do que em seus outros trabalhos.


Joel conhece Clementine, uma mulher independente, impulsiva e com uma personalidade muito forte, que deixa transparecer nas suas cores de cabelo. Ela pinta de azul, laranja, rosa e também verde. Seu par romântico já é um pouco mais reservado, mas a medida que vão se conhecendo, os dois começam a mudar por dentro, mesmo eles não percebendo e achando o contrário.



Um belo dia, Joel vai encontrar Clem, que trabalha em uma livraria, para lhe entregar um presente, e ela o trata como se nunca o tivesse conhecido, inclusive beija um menino na frente dele, aparentemente seu novo namorado. Ele não entende nada e vai embora com o coração partido, querendo entender a situação a todo custo. Sem imaginar que esse "menino", interpretado por Elijah Wood, seria culpado por muitos de seus problemas.



Mesmo com a ajuda de seus amigos, para tentar aliviar a dor, não consegue deixar de pensar no fim de relação e no que poderia ter dado errado. Logo ele descobre que ela contratou um serviço onde as lembranças das pessoas são apagadas para sempre de suas mentes e fica frustrado querendo saber o por que daquela decisão tomada de uma hora para outra. 




Joel vai atrás da mesma empresa, transtornado, e pede para que apague Clementine de sua vida também. Durante o processo ele consegue perceber que está sonhando e que estão apagando sua namorada de sua mente. 





Decide que foi um erro e quer desistir do processo. Ele tenta acordar para avisar, mas não consegue. Então, as memórias que restaram dela, ele tenta esconder em outras memórias. Nas mais antigas, nas mais humilhantes.


Ele procura guardá-las nas memórias de quando era criança e ele volta a essa memória vivendo algumas situações quando era pequeno.












O QUE EU ACHEI DO FILME

Esse era um filme que eu sempre tentava ver, mas por algum motivo, nunca conseguia. Sempre tinha que parar pela metade para fazer alguma coisa e nunca conseguia ver desde o começo. Daí passavam-se uns dias e me esquecia de rever.

Eu gostei muito desse filme e da atuação de todos os atores. Gosto muito deles. Achei um filme com uma história bem original e que no desenrolar do filme, consegui sentir todas as emoções do Jim vivendo Joel. Você fica feliz, você ri em alguns momentos e também fica triste por ele.



Vale a pena assistir e tenho que dizer que durante o filme, mais coisas vão acontecendo. Eles não foram os únicos a experimentar o processo de esquecer de uma pessoa. Kristen Dunst, como Mary, também passa por essa experiência. Ela trabalha como secretária da empresa Lacuna, a mesma que Joel, Clementine e muitas outras pessoas visitam a procura de apagar alguma coisa ou alguém de suas mentes.




Espero que tenham gostado da resenha! Deixe seu comentário!!



PRÓXIMO FILME

Procura-se um amigo para o fim do mundo



Beijinhos





Nenhum comentário:

Postar um comentário