4 de janeiro de 2014

[Resenha #11] - Noite na Taverna/Macário



Mais uma resenha que faz parte do desafio de férias, que foi indicado pelas meninas do A Culpa É Dos Leitores!!!



Título: Noite na Taverna/Macário
Autor: Álvares de Azevedo
Ano: 2006
Editora: Martin Claret
Páginas: 137

Classificação: 3/5









Uma noite entre bebidas e contos

Noite na Taverna se trata de um grupo de homens que se encontram em uma taverna e bebem muito. O auge da noite é quando, Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Herman e Johann resolvem contar fatos que lhes aconteceram. Cada um tem seu momento no livro e suas histórias mostram o que o ser humano faz de pior.

"Noite na Taverna (1855) é uma série de histórias fantásticas e trágicas, impregnadas de angústia e morbidez" - Trecho da contra capa.



---------------------------------------------------------------------------------------------

No mau caminho

Macário é um menino de 21 anos, estudante, que vai para uma cidade afim de por os estudos em ordem. Ele acaba sua viagem em uma instalação e lá pede bebida e comida. Trata muito mal a pessoa que o está servindo, sendo muito grosso, até que chega um desconhecido que se senta à mesa e começa a conversar sem se identificar.

O estranho afirma ter seguido Macário algumas vezes. Eles conversão sobre tudo, inclusive o amor. Ao final, o estranho se revela, dizendo ser Satã. Macário não o teme e ainda diz que o procurava, já havia algum tempo. Tendo dito isso, foi convidado pela criatura a fazer uma viagem. Macário não recusou. Terminaram chegando a uma cidadezinha suja, poluída e cheia de prostituição.

Chegando lá, Macário pediu para enxergar como era após a meia noite. Queria entender como e quais criaturas vagavam pelo mundo e seu desejo foi concedido. Após seu pesadelo de meia hora, contou todas as coisas horrendas que viu e começou a ouvir gritos e Satã lhe explicou direitinho quem era. Fazendo com que o estudante ficasse com muita raiva e o expulsasse.

A segunda parte, é o que o jovem vive ao chegar na Itália. Ainda tem influência do mal em sua vida e continua mantando contato. Macário encontra, também, um amigo de longa data, Penoroso, e começam a refletir sobre alguns pontos da vida em relação ao amor. Seu amigo sofre com assuntos do coração por não ter se sentido amado.


O QUE EU ACHEI DO LIVRO


Eu gostei muito de ter lido esse livro. Noite na Taverna é minha releitura. Se não me engano tenho esse livro por indicação do professor na escola, mas não aconselho aos menores de 18 anos, por conter situações fortes, que não vem ao caso agora para essa galera! Mas recomendo a leitura aos maiores, por se tratar de literatura brasileira!!

Gostei, também, dessa edição da Martin Claret. Não sei porque, mas curti muito a capa desse livro. É toda envernizada e achei que os tons das cores combinaram bastante. O que me incomodou um pouco foi o tamanho das letras. Eu uso óculos e quando as letras são miúdas, fica complicado para mim. Mas no mais, tudo tranquilo. É um livro bem fininho, você consegue ler em poucas horas.

Eu falei pouco sobre Noite na Taverna porque não encontrei nada leve para escrever sobre. Vocês já podem imaginar a leitura. É bem pesada e em algumas partes, grotesca! Captou tudo que o ser humano tem de pior. Um cenário decadente onde atos insanos eram cometidos com ajuda da embriagues das personagens.

Em Macário é uma peça de teatro, que se divide em duas partes. Gosto muito de ler peças, a primeira que me fez amar foi Hamlet, de Shakespeare. Achei o texto um pouco mais leve e até cômico em algumas partes como por exemplo este trecho que eu ri horrores! Li várias vezes (muito boba):

MACÁRIO
Desate a mala de meu burro e tragam-ma aqui...

A VOZ
O burro?

MACÁRIO
A mala, burro!

A VOZ
A mala com o burro?

MACÁRIO
Amarra a mala nas tuas costas e amarra o burro na cerca.

A VOZ
O senhor é o moço que chegou primeiro?

MACÁRIO
Sim. Mas vai ver o burro.

A VOZ
Um moço que parece estudante?

MACÁRIO
Sim. Mas anda com a mala.

A VOZ
Mas como hei de ir buscar a mala? Quer que vá a pé?

MACÁRIO
Esse diabo é doido! Vai a pé, ou monta numa vassoura como tua mãe!



Espero que tenham gostado de mais essa resenha!! Comentem, façam perguntas e não deixem de participar do primeiro sorteio aqui no blog!!



Beijinhos



4 comentários:

  1. Para falar a verdade li pouquíssimos livros nacionais, mas tenho esse aí e está lá parado na estante, depois de ler sua resenha acho que vou tomar coragem para ler, acho que dá para ler rapidinho né? Pelo menos o que eu tenho é fininho, mas eu gostei bastante da sua resenha, adoro livros de contos!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li pouquíssimos livros nacionais. Eu não curto muito, mas se gosto da sinopse, tento ler. Esse eu gostei. Espero que também goste. Dá para ler rapidinho mesmo. Para mim, a única coisa que atrapalhou um pouco, mas por falta de prática, foi a escrita, que acompanha a época. Fora isso, tudo tranquilo! ^.^

      Beijinhos
      Mirele

      Excluir
  2. Gostei muito de sua resenha. Não leio muito nacionais, mas sua resenha me convenceu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Michely!!
      Seja bem vinda ao blog e fique à vontade para visitar mais vezes!!

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir