18 de março de 2015

Pipoca e Guaraná: Festa no Céu




Olá leitores!!

Hoje teremos resenha de filme!! Faz bastante tempo desde a última que postei aqui no blog! A dica de filme será uma animação que gostei muito e já assisti duas vezes! ale super a pena e recomendo de olhos fechados!! 









SINOPSE


Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.



RESENHA



Tudo começa com um tour a um museu, com as crianças mais bagunceiras da escola. Chegando lá, essas crianças encontram uma guia que vai mostrar todo o lugar à eles. Quando acham que o passeio será chato, ela mostra uma porta secreta e lhes diz que o que verão será diferente e especial. Eles adoraram a ideia na hora.

A guia explica que no dia 2 de novembro é o Dia Dos Mortos e os leva a uma sala linda que conta um pouco da história do México. As crianças ficam maravilhadas com a nova cultura que estavam conhecendo. Prestaram bastante atenção aos detalhes e admiraram a beleza do local.


Uma menininha vai logo em cima de um livro gigante, que a guia logo explica que é o "livro da Vida" e que nele estão todas as histórias do México. Umas verdadeiras, outras, lendas. 

Ela conta que o México é o centro do universo e lá há uma cidadezinha que tem uma cultura bastante diferente das outras. E existem dois mundos paralelos. Um, das pessoas que não pertencem mais ao mundo dos vivos, mas que é um lugar de muita festa e há bastante alegria, onde são sempre lembrados com carinho, enquanto o outro mundo, também dos falecidos, que não há felicidade alguma. São os esquecidos.



Logo ela começa a contar o que aconteceu nessa cidade. Daí conhecemos os três melhores amigos, Maria, Manolo e Joaquim. São inseparáveis e os meninos, ambos, gostam de Maria. Quando crescem, o amor por ela, é disputado entre os dois, por meio de uma aposta entre Catarina, Deus da Terra dos Lembrados e Xibalba, que mandava no Reino dos Esquecidos. 




O QUE EU ACHEI DO FILME

Para começar ele é lindo demais, é muito colorido, os detalhes dos personagens são maravilhosos, só as imagens já te prendem e surpreendem! A segunda parte é a história, que é muito interessante, e é uma homenagem à cultura mexicana, que é muito rica. 



Não é uma história chata, ela tem bastante aventura. Quem ficará com o amor de Maria? Ela não é uma garota indefesa, ela é delicada, porém geniosa. Sabe ser forte quando é preciso, sabe discernir o certo do errado e sabe muito bem o que quer! Um dos pretendentes é bom de luta, quer seguir os passos do pai sendo um bom guerreiro, enquanto Manolo tem dons para a música e não quer ser um toureiro como toda a sua família foi.



O filme mostra os valores da amizade, o amor verdadeiro, a força, quando é preciso ter, que acaba ficando acima do medo, entre outros valores que podem levar como lições para a vida.



O filme te entretém do início ao fim e deixa uma mensagem muito bonita às crianças e também aos adultos. Podemos notar um toque "shakespeareano", Romeu e Julieta, nas cenas doces e delicadas entre Manolo e Maria.



Guillermo Del Toro, que produziu essa animação da Fox, soube tratar muito bem sobre o tema morte, com uma visão bem suave. Não é de forma alguma pesada, muito pelo contrário, mostrou que na cultura deles, é algo a ser celebrado! Sempre lembrar dos entes queridos com carinho, porque assim, eles sempre estarão felizes onde quer que estiverem. Ele mostra, também, a celebração a vida. O bom de viver.



Um dos pontos que mais me tocou foi a critica às touradas, onde não de devem matar os touros. Achei uma posição correta de Guillermo. Entendemos que seja a cultura do povo, mas que deve ser repensada (minha opinião). 



Mais uma vez recomendo o filme à todos e entrou para minha lista de animações favoritas!! Assistam e não deixem de comentar aqui o que acharam!!



Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário