4 de março de 2014

[Resenha #19] - FIM




Olá!! Tudo bem??

Hoje temos a resenha do novo trabalho da Fernanda Torres. Seu livro de estréia FIM!! Já leu esse livro?



Título: Fim
Autor: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Páginas: 201
ISBN: 978-85-359-2359-9

Classificação: 3/5

SINOPSE

 O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. 

São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia. 


O QUE EU ACHEI DA ESTÓRIA

Gosto muito da atriz e de vez em quando acompanho o trabalho dela. Quando vi que lançaria um livro,  fiquei muito feliz, porque se ela colocasse todo o humor dela no livro, ele seria excelente. Mas, pra mim, não foi bem o que aconteceu. Não vou dizer que me decepcionei 100% porque não seria verdade. Eu passei a gostar do livro mais para a parte do final.

Não gostei de nenhum personagem no geral, como a autora mesmo diz "são cheias de resignação e cobertas de melancolia". Tem momentos que eu me sentia triste e até mesmo enojada por algum ato das personagens. Não posso negar que ri em determinados momentos, mas foi muito pouco. Não é uma leitura difícil. Ela é até fluída, o negócio foi que achei a estória muito cansativa de se ler direto, por isso levei bastante tempo para ler um livro de 200 páginas. 

A estória é composta por cinco personagens e cada um tem sua vez. Primeiro o Álvaro, o Silvio, o Ribeiro, e assim vai. Todas as estórias, contos, se entrelaçam. É um vai e vem no passado e presente que me deixou muitas vezes confusa, mas nada que atrapalhe o andamento da estória. Mas não é um tipo de leitura que curta muito.



O QUE EU ACHEI DO LIVRO
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa!! Achei muito linda! O tamanho do livro me agradou muito também! O conjunto todo é uma gracinha! Mas acho que a capa não tem muito a ver com o enredo, embora deem um grande foco à praia!



A AUTORA

A autora nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Há 35 anos mantém uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão. É colunista da Folha de São Paulo, da Veja Rio e colaboradora da piauí.
( Texto tirado do livro FIM)
ONDE COMPRAR
NAS REDES SOCIAIS

VÍDEO
Para finalizar essa resenha, vou deixar um vídeo da Fernanda lendo um trechinho de seu novo livro!! Gostei bastante do vídeo!! Como o blogger, mais uma vez, me impediu de postar o vídeo, vou deixar o link para vocês!! 







6 comentários:

  1. Oi Mi,
    Tudo bem?
    Tem um tempinho que não apareço por aqui, hein?
    Peço desculpas por isso!!

    Eu acho a premissa desse livro, bem interessante! E gostei de sua sinceridade sobre a narrativa! Tenho interesse em ler, mesmo com as coisas que você mencionou. Eu também adoro a Fernanda e darei uma chance a ela, qualquer dia desses!

    Abraços
    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com - http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas Adri!! Também estou devendo mais visitas a você!! Não é nada pessoa! Curto muito mesmo o seu blog! É que estou muito atarefada! rsrs

      Pois é, ela é interessante! Eu acho que as pessoas tem que ler mesmo quando a opinião do outro é diferente da visão dela!! Não fico nem um pouco chateada por isso!! = ) Dá sim chance à estória!! Depois me diga o que achou!! Mesmo não tendo curtido muito o livro, continuo gostando do trabalho dela como atriz!!

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir
  2. Sou um pouco preconceituosa com atores/atrizes/cantores que se metem no mundo literário. São poucos que me agradam. Adoro a atriz, e não me motivei a comprar o livro pq me pergunto se estou comprando pela história ou pela Fernanda.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...você tem razão! Ele são bons atores e pronto! rsrs Eu comprei por uma grande curiosidade e não curti muito...acredito que eu não fala isso novamente! rsrsrsrs

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir
  3. Minha mãe, que tem um gosto de leitura bem parecido com o meu, leu o livro e gostou muito, vou ler ele um dia e espero concordar com ela.

    Lara - whoisllara.com
    (peço desculpas pelos dias que estive sumida)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a ler mais para frente mesmo, porque tem umas cenas terríveis narradas!! rsrsrs

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir