18 de março de 2016

[Resenha #50] - Mulato Velho

Olá leitores!

Hoje vou resenhar um livro muito bom de nossa literatura! Ele deve ser lido por todas as idades! A autora Michelle Paranhos fez um bela pesquisa e dela saiu essa grande estória! Sem mais, vamos conhecer um pouquinho do livro?










- FICHA TÉCNICA -

Título: Mulato Velho
Autora: Michelle Paranhos
Editora: Raízes da América 
Ano: 2015
Páginas: 104

Classificação: *****


- SINOPSE - 

Roberto é um turismólogo que atua no Conselho Nacional de Turismo. Desenvolve projetos que visam resgatar cidades que entraram em processo de falência após terem vivido o auge em desenvolvimento econômico e social, como é o caso de sua cidade natal Amarílis - uma cidade histórica que cresceu às margens da Bacia Hidrográfica da Guanabara no Estado do Rio de Janeiro.

Quando criança, seu avô contava para ele e para os primeiros turistas, a história sobre as origens da cidade. Eram histórias repletas de magia, mitos e que revelavam a existência do herói local, o velho pescador BOBO - descendente de africanos, ex-quilombola - Um bravo guerreiro capaz de, num ato de coragem, salvar a vida de seu amigo, filho de um rico senhor do café, na segunda metade do século XIX.

"Foi numa dessas sextas feiras santas de Nosso senhor,que eu mesmo, ainda moleque, ouvi, contado por meu avô de quem herdei o nome, a história de como o peixe Mulato Velho, pescado e preparado pelo Velho BOBO, virou um prato tradicional de Amarílis - cidade que remonta a época da escravatura do Brasil. Com o tempo,eu mesmo passei a contar essas histórias aos turistas de Amarílis, assim como conto agora para vocês. Se é verdade verdadeira ou não, não sei dizer.Mas conto do mesmo jeito que ele me contou,há muitos anos"
 Roberto



Acompanhe Roberto nesta aventura e conheça as histórias de BOBO, do menino Nico e do Boto e se encante com as origens da nossa identidade cultural. Através desse mosaico de recitas culinárias, magias e lendas, Mulato Velho revela-se uma saborosa colcha de retalhos costuradas com palavras.



- RESENHA - 

"Pouco importa saber em que ano a história de Bobo virou uma lenda. Sabe-se, no entanto, que Bobo de fato existiu, e essa história narra os fatos como eu me lembro de tê-la ouvido ao pé do fogo e sob as bênçãos do céu estrelado, cercado de amigos e alguns forasteiros que paravam nesta cidade imperial para conhecer a culinária e a cultura locais."



Bobo, um menino bastardo, nasceu após o período de escravatura. Cresceu sem sua mãe Abba e sem muitos amigos, acaba se isolando em uma pequena ilha no Rio de Janeiro, próximo à Baia de Guanabara. Vivia da pesca. Antes de perder sua mãe, ela o ensinou muitas coisas, principalmente como preparar um delicioso prato, que leva o mesmo nome do livro, Mulato Velho. Ele era o melhor da área e muitos o invejavam, pois era o único que conseguia pescar os maiores bagres da área.


Entre os meninos da região, Bobo era dado como feiticeiro, pois além de sua habilidade de pesca, possuía uma casa que flutuava sobre o mar, e para eles, isso era mágico. O que os meninos não sabiam era que a madeira utilizada na feitura da casa, tinha essa propriedade de ser flutuante.

Seus peixes eram vendidos em uma feira. Onde ia arrumado sempre da mesma forma e falava muito pouco. Ele ficou famoso por seus peixes e Mulato Velho se tornou um prato típico de sua região. 

Nico, filho do mais novo senhor de terras, junto com seus amigos tinham muita curiosidade em saber mais sobre Bobo. Certo dia, Nico foi até o cais e viu que Bobo estava por ali. Viu, também, que ele desamarrou sua canoa e saiu. Nico não conseguiu evitar a vontade de segui-lo e conhecer seus segredos. Após a descoberta desse grande segredo, Bobo, sabia da presença de Nico começou a dialogar com o menino e pediu para que ele guardasse seu segredo sob uma condição: Nico jamais deveria entrar nas águas quando Bobo lançasse a rede, e combinaram um sinal para que Nico compreendesse quando não era para entrar nas águas do rio. A partir daí, surgiu uma grande amizade e grandes aprendizados.


Os amigos de Nico ficaram com ciúmes porque ele passava bastante tempo com Bobo. Um dia, sem contar para ninguém, os meninos resolveram ir ao rio brincar. Nesse mesmo dia, Nico não estava se sentindo bem, mas durante o dia melhorou e foi para o rio, como de costume. Ao encontrar os amigos e não ter encontrado Bobo, ele ficou desesperado, pois eles não sabiam que não poderiam entrar na água enquanto o velho estivesse pescando. Para salvar um amigo, Nico pulou na água e algo muito extraordinário aconteceu e isso é o que torna essa estória muito rica e mágica! 


Não deixem de ler! 


- O QUE EU ACHEI DA ESTÓRIA -


Com seus 8 capítulos que nos prendem a cada parágrafo, Michelle nos enche de fatos históricos, mostrando situações que aconteceram no passado do Brasil. Ela relata esses fatos com bastante clareza e riqueza de detalhes. Lendo Mulato Velho você encontrará relatos sobre os costumes dos escravos, muitas descrições sobre os quilombos e as vestimentas da época, além de uma ótima estória que engloba todo esse cenário.

O livro é muito bem ilustrado, tem uma leitura muito fluída e gostosa de ler!  Nele, você encontrará muitas surpresas, incluindo uma receita de dar água na boca!!! 



- AGRADECIMENTOS - 


Gostaria de agradecer de coração à autora por ter disponibilizado o livro, para que eu lesse e acima de tudo à sua paciência comigo, em relação ao tempo da postagem dessa resenha. Muito obrigada pela chance de ler essa estória cheia de fatos de nossa história, se misturando a uma grande lenda. Parabéns pelo livro e que venham cada vez mais e mais, para que possamos desfrutar de sua criatividade, pesquisa e estórias maravilhosas!




E aí leitores? O que acharam??? Recomendo demais essa leitura e tenho certeza que não vão se decepcionar!! Tem muita coisa dentro dessa estória que nos encanta a cada página virada! Não deixem de ler a APRESENTAÇÃO!! #ficadica


Beijinhos e até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário