18 de julho de 2016

[Resenha #56] - O Saci

Olá meus lindos leitores!!

Sei que estou sumida! Mas é que eu vivo Rio-Recife direto e nem sempre tenho computador para atualizar as postagens do blog! Mas agora estou na frente de um e vamos a resenha!!!




- FICHA TÉCNICA -

Título: O Saci
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Brasiliense
Ano: 1967
Página: 118

Classificação: 
*****

- SINOPSE

Este livro de Monteiro Lobato narra mais uma temporada de férias de Pedrinho. O valente neto de Dona Benta vai ao Sítio do Pica-pau Amarelo em busca de novas aventuras e resolve caçar um Saci. Depois de capturar o mais famoso personagem do folclore brasileiro, Pedrinho faz um trato com o Saci e os dois se tornam amigos inseparáveis, participando juntos de aventuras incríveis.


- RESENHA -

Essa é um aventura vivida por Pedrinho, que assim que entrou de férias, foi correndo passá-las lá no sítio de sua avó, o Sítio do Pica-pau Amarelo. Lá começou com ideias de ir caçar na mata virgem do local. Dona Benta, sua avó, tentou afastar essa ideia de sua mente e foi falando dos perigos que ele encontraria lá, mas Pedrinho insistiu que não tinha medo de nada, até sua vó mencionar os sacis. Ele tinha um certo medo dessa criaturinha da mata. Mesmo assim tinha muito interesse em saber mais sobre eles e por isso procurou pelo tio Barnabé para tentar recolher algumas informações, um vez que o negro velho sabia muitas coisas da vida.

Ele lhe contou exatamente como eles eram, as travessuras que faziam, sua experiência com um saci e o mais importante, como capturá-lo com a peneira. Com isso, Pedrinho não conseguia parar de pensar no assunto e decidiu que precisava pegar um para si. 

Ele contou sua ideia à Narizinho e no dia, acabou por ajudá-lo. Conseguiu pegar o saci e o guardou na garrafa. Aquele era seu grande triunfo. Noutro dia enganou Dona Benta e se aventurou pela mata virgem. Agora ele não tinha mais medo. Tinha um saci que o protegeria de tudo e obedeceria suas ordens. 

Ao adentrar a mata ficou surpreso pela beleza do lugar. Quanto mais ele avançava, mais o saci na garrafa se agitava. Até que ele o alertou que estavam no coração da mata e sem a ajuda dele, Pedrinho jamais sairia do lugar com vida. Assim, o menino resolveu soltar o saci em troca de proteção até voltar são e salvo para casa.

Com isso, eles passaram bastante tempo juntos e Pedrinho descobriu o quanto a criaturinha era legal e divertida. O saci mostrou ao menino alguns segredos das matas, apresentou e falou um pouco sobre os seres mitológico que ali viviam. Em certo momento até tiveram uma filosófica conversa sobre a diferença entre os homens e os animais onde Pedrinho se manteve seguro de seus argumentos e achava que os homens eram soberanos.

"Pedrinho, não se meta a defender o bicho homem, que você se estripa."

Em certo momento, uma coruja, que era escrava do saci, contou que Narizinho fora sequestrada pela cuca. Os dois esqueceram as diferenças e foram em busca da menina que também teve uma grande aventura, mas completamente diferente da de Pedrinho e o Saci.



- O QUE EU ACHEI - 


Esse foi a primeira história que eu li do autor e gostei bastante! Ele é muito bem detalhado, principalmente no início onde Monteiro Lobato descreve o sítio. O livro é dividido em capítulos e é ilustrado. 

Avançando na leitura você percebe que o texto é super inteligente, com muitas reflexões interessantes não só para as crianças, mas tmbém para nós adultos. 

Nele podemos conhecer muitas lendas da nossa mitologia que são muito curiosas, mas também bizarras! O autor escreve tão bem que parece realmente que esse mundo existe. Você consegue imaginá-lo com tanta força e riqueza de detalhes, que é muito fácil torná-lo crível. 

Recomendo a leitura de O Saci e pretendo ler os outros títulos de Monteiro Lobato!!


- ONDE COMPRAR - 




Beijinhos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário