16 de novembro de 2014

[Resenha #39] - À Sombra da Lua

Olá leitores!!

Eu terminei de ler o livro À Sombra da Lua e já vou colocar a resenha aqui para vocês. Eu ganhei o livro do autor Marcos DeBrito, faz um tempo, mas como a vida estava agitada, acabei levando muito tempo para ler! Eu gostei muito do livro e ele virou um favorito!! Espero que curtam a resenha!

Para quem quiser conhecer o autor e um pouco mais sobre sua obra, vou deixar postagens antigas sobre a página 100 e entrevistas!








FICHA TÉCNICA



Título: À Sombra da Lua

Autor: Marcos DeBrito

Editora: Rocco

Páginas: 288

Ano: 2013

ISBN: 9788532528162

Classificação: ❤❤❤❤







SINOPSE

Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.


VILA AMALDIÇOADA

Todos na vila Socorro moravam com uma ameaça brutal que acontecia toda lua cheia. Eles não sabiam quem ou o quê causava ataques medonhos, que tiravam a vida dos moradores sem nenhuma pena. Pessoas e bichos eram destroçados. Precisavam tomar uma decisão e arrumar um jeito daquilo parar de atormentar o povo, para que pudessem vivem em segurança.


"Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite na mata."

Era 1920, em um vilarejo no interior de São Paulo, que Ronaldo, alcaide do vilarejo, cansado de tentar chegar a uma solução sozinho, quanto as atrocidades cometidas à cidade, formou um grupo para ajudá-lo na tarefa. Era composto por pessoas importantes do vilarejo. Dente eles Carlos George, Dário de Oliveira e padre Antônio dos Santos.


"Quando acordei, as paredes estavam sujas de sangue, os corpos em pedaços jogados no chão ensanguentado."

Durante as discussões, no cantinho ficava Alana, filha do médico local Dário, que passou a observar o jovem Álvaro, que era bem distante de tudo e de todos na vila, tendo apenas sua casa e suas plantações. Estava rolando um clima entre eles. E um pouco mais afastado dos que estavam flertando, estava o velho Valêncio, o homem mais inteligente da vila, porém era desacreditado por todos.


" Álvaro a pegou em seus braços e a beijou com ardor. Os lábios tentavam saciar violentamente e de uma só vez todo o desejo acumulado pelo tempo que se amaram a distância."

Achavam que era um lobo, mas a verdade ia bem além disso. Certo dia, depois da morte mais trágica para aquele vilarejo, uma medida mais séria foi tomada. Entraram em contato com a capital e a súplica foi atendida. À eles, mandaram Ulisses, que logo mostrou a que veio. Conversou com o povo, tentou entender o que ocorria ali, até Valêncio se pronunciar, tentando provar que era uma criatura infernal, aquela que estava causando tanto terror e pesar à vila. Como sempre, não acreditaram, mesmo tendo suas provas.

"Senhor Valêncio, eu acredito que alguns elementos desfavoráveis aos interesses religiosos possam ter sido ocultados, mas séculos de História não se apagam pela vontade de uma única instituição."

Ulisses convocou muitos homens e formou uma pequena armada para que pudessem caçar o lobo, que Ulisses tinha certeza que era uma pessoa que estava causando tudo aquilo, até que certo noite, viu a figura de Álvaro voltando para casa, em uma atitude totalmente suspeita. A partir deste momento a caça fica mais severa e brutal.



O QUE EU ACHEI DA ESTÓRIA

O livro é muito bom e muito bem escrito. E não é apenas isso. A história acontece em 1920, mais em determinadas horas, voltamos até 1906 e assim podemos entender  mais coisas. O mistério vai tornando forma. Principalmente pelo calado e afastado Álvaro que desenvolve um grande amor por Alana, mas ela, infelizmente teve que respeitar o pai, e aceitar se casar com outro homem. Um grande amigo, mas que ela não amava. 

O amor proibido tem grande influência na estória. Que é escrita de forma bem detalhada e conta com um grande mistério. Não é uma estória clichê, de forma alguma. Quando você acha que já sabe o que vai acontecer, dá uma reviravolta de te deixar de boca aberta e é assim até o final, que é muito surpreendente!

Quanto mais você avança na leitura, mais que ler e saber o que vai acontecer e como vai acabar. Preste bem atenção a cada personagem, principalmente às suas personalidades. Neles podemos ver claramente a natureza humana, e o que acontece quando a "coisa" fica séria. As pessoas mudam, e muito. Poucos são aqueles que continuam com fé e querem salvar o que é mais importante. É um livro incrível e recomendo a leitura à todos que gostarem do gênero!

Durante as páginas, você encontra discussões muito inteligentes ente Ulisses e Valêncio, e vê como a religião esbarra com a lógica e razão, e o resultado desse encontro. 


O QUE EU ACHEI DO LIVRO

Quando recebi o livro fiquei muito feliz e fiquei olhando bastante para a capa e seus detalhes. Gostei muito. Há uma criatura nas sombras, cercado por uma neblina, impedindo que a veja totalmente, fazendo a mente viajar e criar uma criatura grotesca.

As páginas são brancas, mas não incomodou em nada minha leitura! As letras são de um ótimo tamanho, li com muito conforto e a diagramação está ótima.Tudo nele é bom e vai te transportar para uma boa estória.


NAS REDES SOCIAIS





Gostaria de agradecer imensamente ao autor, por ter siponibilizado a sua obra e me dado essa grande oportunidade de conhecer a história de Vila Socorro. Todos sabem que sou muito fã de terror e esse livro foi além das minhas expectativas, me tirando de toda a zona de conforto enquanto lia a obra.


Espero, leitores, que tenham gostado e não esqueçam de colocar sua opinião aqui nos comentários!

Beijinhos

2 comentários:

  1. Estou com este livro aqui em casa, recebi ele em parceria com o autor e estou muito ansiosa para lê-lo, mais ainda depois de sua resenha. Adorei a dica, Mirelle.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de achar que vou morrer de medo, sua resenha não chega a outro resultado que não o desejo imenso de ler o livro!
    Ótima resenha Lady Mirelle!


    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir