13 de junho de 2014

Sexta-Feira 13

Olá pessoal!!

Tudo bem com vocês!! Estava com saudades de postar aqui!! Mês que vem não tenho mais curso, aí poderei me dedicar totalmente ao blog!! Mal posso esperar para ter tempo! Tenho tantas postagens para vocês!! Mas hoje não vim para falar sobre isso, vim comemorar junto com vocês a sexta-feira 13, que tanto gosto! Quem mais gosta também?

*Vou fazer um mini especial, com algumas postagens interessantes para o tema! Espero que gostem!!*


Agora é hora de sair da nossa zona de conforto e proteção para entrar em um mundo incerto e vil, que está apenas aguardando, nos vigiando e esperando a hora certa para nos atormentar! Não adianta fugir, eles estão entre nós, não adianta negar! Tenha cuidado e esteja alerta! Prepare-se! A Hora morta se aproxima e quando ela chegar, tenha certeza de que eles estarão a sua espera!






Vamos embarcar e conhecer um pouco mais sobre essa data, que se tornou temida por muitos, por trazer azar e muitas coisas ruins! Já aconteceu alguma coisa inexplicável, com você em alguma sexta-feira 13? 

Leitor, você sabe como surgiu essa data?


SEXTA-FEIRA 13, O INÍCIO

Acredita-se que essa crença da sexta-feira 13 e seu peso sobrenatural vem de várias lendas e crendices. Vamos conhecer 3 delas e ver que lição podemos tirar de cada uma...

PRIMEIRA LENDA

Foi feito no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. 

SEGUNDA LENDA

Esta é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana. 

TERCEIRA LENDA

Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.



E então leitores? O que vocês acharam?? Tiraram alguma conclusão dessas 3 lendas? Vamos conhecer agora algumas curiosidades que assombram esta data!



  • Qualquer mês que começar em um domingo, terá uma sexta-feira 13. E existe pelo menos uma por ano.
  • Parascavedecatriafóbico é o medo de sexta-feira 13. O termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi" ("sexta-feira"), "dekastreis" ("treze") e "phobia" ("medo"). A palavra é considerada uma variação do termo "triskadekafobia", ou "fobia do número 13"
  • Vários restaurantes em Paris possuem um serviço peculiar chamado "convidado profissional número 14", para não deixar ninguém com 13 pessoas à mesa.
  • O principal Ato Institucional da Ditadura Militar no Brasil, o AI-5, foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968. Coincidência ou não, esse dia caiu numa sexta-feira.
  • Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.
  • O rapper Tupac foi assassinado em uma sexta-feira 13. Margaret Thatcher e Fidel Castro nasceram em uma sexta-feira 13.
  • O transatlântico italiano Costa Concordia naufragou no dia 13 de janeiro de 2012, uma sexta-feira 13. O acidente provocou 32 mortes e deixou 64 feridos. 
  • O mundo pode acabar em uma sexta-feira 13. O asteroide Apiophis 99942 está previsto de se aproximar da Terra na sexta-feira 13 de abril de 2029. A rocha, que é do tamanho do estádio do Maracanã, deve passar a 30 mil quilômetros da superfície do planeta, podendo ser visto a olho nu. No entanto, se o asteroide desviar sua trajetória e acabar passando pela nebulosa Buraco de Fechadura, fenda de ressonância gravitacional, sua rota será alterada e ele, inevitavelmente, colidirá com a Terra. O impacto seria equivalente ao de 100 mil bombas nucleares.

Não se esqueça: jamais ande em um grupo de apenas 13 pessoas!


FELIZ SEXTA-FEIRA 13!






Sites onde foram feitas as pesquisas: Mundo estranho, Muito Interessante e Guia dos Curiosos.

6 comentários:

  1. Oii, tudo bem??

    Nossa, adorei o post, muito bom!! Bom, não tenho essa superstição e para mim, sexta-feira 13 é como qualquer outro dia. Aliás, coisas bizarras acontecem comigo independentemente do dia.

    Adorei as lendas e as curiosidades, não sabia de algumas. Apenas a do restaurante e a de SP que proibiu que gatos pretos sejam adotados no dia de hoje. Falando em gato preto, um ficou se esfregando na minha perna enquanto eu estava esperando o ônibus, será que significa alguma coisa!? rs... acho que ele estava com coceira e fome, mas enfim.

    Ótimo post!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!!

      Que bom que gostou do post!! Eu curto muito a sexta feira 13 pelo "dia do terror", também não sou supersticiosa! Eu acho justo eles não serem adotados, porque tem muita gente que faz trabalhos espirituais com eles, e não acho isso certo, mas...

      Quando ao gatinho preto ter se esfregado em você não sei, mas eu tenho uma gatinha preta e amo muito aquela coisinha!! rsrsrs Só que ela é mais reservada, gosta de ficar no cantinho dela! Espero que aconteça algo bom com você e não ruim!! Depois me conta!! ^.^

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir
  2. Tá de arrepiar o post. Fora que a música de fundo deu um clima muito sombrio!
    Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dany!! Era esse mesmo o clima que eu queria dar às postagens!! Amo o sobrenatural e estórias de terror!! Todo dia 13 de cada mês eu faço uma postagem de terror no blog!! Fique à vontade para retornar e ler os posts!!

      SSe gostar de estórias de terror, tenho um Wattpad todo dedicado ao assunto! Escrevi algumas estórias e outras estão em andamento!! Caso queira passar lá, o endereo é:

      >> http://www.wattpad.com/user/mirelle026

      Beijinhos
      Mirelle

      Excluir
  3. Adorei! Muitas curiosidades eu nem fazia ideia. Só senti falta de uma coisa no especial: um conto da Mirelle.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!! Verdade né? Estou pensando em escrever uns só para o blog!

      Beijinhos!!

      Excluir