15 de maio de 2014

Entrevista com Autores - Dernires Romualdo 2

Tudo bem leitores?
Vamos dar continuidade à entrevista com a autora?
Estão gostando até agora?
Mais para frente, podem aguardar, que muitas surpresas aparecerão!




ENTREVISTA PARTE 2



1. Qual o seu livro nacional preferido?

DR: Gosto dos clássicos da literatura brasileira. Livros como A Moreninha e autores como José de Alencar me encantam até hoje.

MMTP: Meu clássico favorito!

2. O que acha da literatura atualmente?

DR: Acho que nunca se produziu tantos livros como se tem produzido ultimamente. E para todos os gostos. Não existe mais a velha desculpa do "eu não gosto de ler", porque dentre tantos gêneros, certamente se acha algo em que se encaixe.

3. O que acha dos novos autores?

DR: Acho que ainda há muita busca de inspiração em autores e livros estrangeiros. Leio algumas coisas por aí, que me parecem boas, são livros que gostaria de ler e tal, mas os personagens são estrangeiros, o espaço é um outro país... Pode me chamar de nacionalista, mas tem tanta coisa boa pra se mostrar por aqui... Tantas Marias e Joões que podem virar personagens. E não me falem do Andrew Connor (personagem de Seattle - Olha só o cenário gringo também- rsrs), porque ninguém é mais Pernambucana do que a Mariana (Personagem do mesmo livro)... O que quis fazer ali, foi uma mistura, em tempo crescimento do país e de estudantes indo fazer intercâmbio em países de língua estrangeira. Quis mostrar que uma história como a deles poderia ter acontecido de verdade.

4. Vamos falar um pouquinho sobre Seattle? De onde vem seus personagens? Amigos, família...

DR: Ih... Quando escrevi Seattle, dei um exemplar de presente pra minha terapeuta, que depois de ler me olhou e perguntou: "Quem é você no livro?" rsrs... Acho que meus personagens tem um pouquinho de mim em cada um deles. Ideias, pensamentos, ações. Não são só eu, mas muito de mim está neles. E muito deles em mim.  Sempre tem uma característica que eu "roubei" de um primo, um olhar de uma tia, um sotaque de um amigo... Acho que meus personagens tão na rua, vivendo suas vidas... Muitos deles nem sabe que me inspiram, outros até imaginam e tem também aqueles que tem certeza! rsrs

5. Da sua obra, tem um personagem preferido?

DR: Adoro o Andrew. Acho ele um fofo. Educado, gentil, meios descompassado às vezes, mas até a possessividade e o ciúme dele é um charme. Mas confesso que a longo prazo, os defeitos gritariam... Acho que por isso não escrevi uma continuação, como muita gente pediu.

6. De onde tira as ideias para os livros?

DR: Da vida. Da minha, de alguns amigos, de filmes, de novelas, de outros livros. Até de sonhos. Em todo canto tem boas histórias. É só olhar em volta.

MMTP: Linda resposta! É verdade Dernires!

7. O que mais gosta nas próprias estórias?

DR: Gosto da maneira que eu escrevo. Acho meio envolvente... rsrs... quando termino de escrever e começo a ler, encontro dificuldade em parar. Gosto disso. Escrevo histórias que eu gosto de ler. 

Tem outra coisa também. Gosto de mostrar meu país! Em Seattle mostrei o carnaval de Pernambuco, Recife, falei de ruas, de lugares, de artistas locais. No segundo livro, que acabei de acabar, o cenário é o Rio de Janeiro e Porto Alegre. Acho bacana mostrar o que é que o Brasil tem!

8. Conta um pouquinho sobre como foi escrever o seu livro! (A inspiração veio logo, se escreveu rápido, se foi difícil pensar no local, nos personagens e nos nomes, e mais o que queira adicionar)

DR: Escrever é sempre bom. Seattle fluiu bem. Do começo ao fim. Não tive grandes lapsos de inspiração. Tava sempre disposta a escrever, independente do dia ou da hora. Mas a madrugada foi minha grande companheira. Algumas vezes passava as madrugadas escrevendo e só ia dormir quando o sol chegava. Terminei o livro em três meses e sinceramente não sei dizer se é muito ou pouco. O nome dos personagens e o título foram complicados de sair. O do Andrew então, vixi... nem se fala! Até chegar no nome dele passei por mais uns 4 nomes que participaram de capítulos inteiros até eu decidir que não era aquele. rsrs...

9. Como foi ter a notícia de que ser livro seria publicado?

DR: Bom, Seattle é uma produção independente. Minha intenção era na verdade, imprimir uns 20 exemplares e dar de presente para alguns amigos e familiares, mas aí, alguns amigos bem próximos furaram a fila e leram antes, e disseram que era muito bom, que devia ser comercializado, que as pessoas iam gostar... bom... eu acreditei, paguei pra ver e não deu pra todo mundo. A segunda edição sai ainda esse ano. ;)

10. Pensa em escrever um próximo livro? Caso já esteja escrevendo, pode contar um pouquinho para a gente? 

DR: Na verdade já terminei, mas tem o processo de revisão, escolha da capa e tal, só deve sair no segundo semestre. O livro se chama "Nada Acontece por Acaso" e conta a história de Fernanda, que ao perder o pai para o câncer, vai morar com a mãe, que abandonou a ela e aos irmãos, no Rio de Janeiro. Lá chegando, conhece Dante um fotógrafo daqueles de tirar o fôlego. O problema é que Dante já tem um compromisso... E aí... Só lendo pra saber... rsrs... ;)

MMTP: Obaa!! Mais um livro para a gente se deliciar! Ótima notícia!! Aguardem viu galera?!

11. Pode deixar um recado para os leitores e futuros escritores do MMTP?

DR: Escrevam porque gostam. Quando a gente faz algo de que gosta, não parece esforço, não parece trabalho. A gente termina fazendo direito sem sequer notar. Mas se quiser mesmo escrever, vai ter que ler. E viver. E imaginar. Sem leitura, sem vida e sem imaginação não se consegue escrever.

MMTP: Esse recadinho é para guardar no coração!


Agora chegamos ao fim da entrevista! O que acharam? Eu amei poder entrevistar e ouvir as respostas da Dernires! Curti muito do início ao fim e vou levar muita coisa adiante comigo! Foi super saber que vem livro novo por aí!! Mal posso esperar! Gostaria de agradecer muito à Dernires por participar desse projeto aqui com a gente! Ela é um amor de pessoa e espero que possar estar presente sempre aqui no blog Meu Mundo Em Tons Pastéis! E que ela tenha boa sorte na reta final de "Nada Acontece Por Acaso"!




Beijinhos















4 comentários:

  1. Amei essa entrevista, de verdade! Muito legal a autora valorizar bastante nosso país em seus livros, as pessoas precisam conhecer mais o lado bom do Brasil!
    Eu também tenho muita inspiração na madrugada. Às vezes é só eu deitar pra dormir que me vêm à cabeça mil ideias... E também coloco muito de mim e de conhecidos nos personagens que crio. Cada um é uma mistura de "eu", mais alguém aleatório e a personalidade própria do personagem, que nasce com ele.
    Escrever é bom demais!

    Parabéns e boa sorte à Dernires!
    E os posts estão ótimos, Mirelle!

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!! A entrevista foi muito legal e amei fazer! Terá mais por aqui!!
      Você escreve?? Que show!! Tem alguma coisa para dividir com a gente?? Super fiquei curiosa agora para ler suas coisas! ; )

      Fico muito feliz por você gostar dos posts, esses cometários me dão cada vez mais incentivo e faz com que a minha dedicação e carinho, pelo blog, cresçam a cada postagem!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Estou super curiosa para ler Seattle, antes eu nem conhecia o livro *-* fiquei curiosa para ler o segundo livro também ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!!

      Eu ainda não tenho o livro, mas quero muito fazer a leitura! Assim que eu puder, comprarei e lerei!! Você pode lê-lo no wattpad da autora!! >> http://www.wattpad.com/story/12006883-seattle

      Beijinhos

      Excluir